T-Bol do Softbol estreia em torneio do Coopercotia

T-Bol da ACENBI: primeiro campeonato

A mais nova categoria do Sftbol da ACENBI, o T-Bol, participou do primeiro torneio no dia 3 de dezembro no Coopercotia Clube, em São Paulo. Além do T-Bol, a ACENBI foi representada também pela categoria Sub-13 no XVI Festival de Softbol Hirokazu Nitta, tradicional torneio realizado há 16 anos pelo Cooper, que reúne equipes da Grande São Paulo, interior e outros Estados.

O time da ACENBI foi formado pelas seguintes atletas:

Ana Sophia Mainenti, Ayla Ribeiro Ricardo, Ayumi Funada Nakamura, Estela Diniz Tomitake, Giovanna Cogo Vinholi de Jesus, Lara Naomi Takahara, Laura Fischetti Martins, Luara Almeida Confortini, Maria Eduarda Albertini de Campos, Maria Eduarda Ayumi Asano Duarte, Manuela Diniz Tomitake, Milla Gasperini, Naomi Funada Nakamura, Valentina Mota Araujo, Yan Confortini.

Técnica: Maki Kobayashi
Auxiliares: Ana Luisa Bacelar (atleta softbol Sub-17) e Julia Ivano (atleta softbol Sub-17)
Manager: Alberto Campos

Participaram do torneio as equipes de Indaiatuba, Atibaia, Nipon Blue Jays e Coopercotia.

Resultados

1.o jogo
Indaiatuba 18 X 15 Atibaia

2.o jogo
Nipon Blue Jays 22 X 6 Indaiatuba

Outros jogos tiveram como vencedores as equipes de Nipon Blue Jays e Coopercotia.

Classificação geral

1.o Nipon Blue Jays
2.o Indaiatuba
3.o Coopercotia
4.o Atibaia

Um mês de formação

O resultado foi considerado excelente, pois o time da ACENBI tem apenas um mês de formação e metade das atletas não tem nenhuma experiência. Isso mostra que há muito trabalho a fazer para tornarmos uma equipe vencedora, isto é, vencedora dentro do campo, pois já é vencedora fora dele.

Essa pequena (grande) e linda equipe que está nascendo em Indaiatuba conta com a simpatia e colaboração de algumas empresas que prometeram patrocínio, além da ajuda da ACENBI e da sensei Maki.

A ACENBI está seguindo o caminho inverso em relação às dificuldades enfrentadas por muitos clubes e associações por conseguir preparar uma equipe de softobol, categoria T-Bol, a participar desse torneio.

O T-Bol do Softbol da ACENBI foi formada há um mês com algumas atletas que já participavam da equipe masculina de beisebol e outras que começaram agora. O processo de formação só foi possível graças à dedicação e comprometimento da voluntária da JICA, sensei Maki Kobayashi.

Atualmente, 15 atletas compõem a categoria T-bol, mas nem todas puderam participar desse tornei de estreia.

Desenvolvimento do softbol e beisebol na ACENBI

A ACENBI vem trabalhando há muitos anos na divulgação e prática do softbol e beisebol em Indaiatuba. Como parte desse projeto recebeu a voluntária Maki Kobayashi (softbol) e Takuya Hirose (beisebol) da JICA (Japan International Cooperation Agency) que custeados pelo governo japonês ensinam o esporte aos nossos atletas.

O softbol, praticado pelas meninas e adultos, e o beisebol, praticado pelos meninos, são modalidades mantidas pelo Departamento de Beisebol e Softbol da ACENBI.

Dois grandes destaques do softbol da ACENBI são as auxiliares técnicas do T-Bol: Ana Luisa Bacelar e Julia Ivano. As duas já foram convocadas para defender a Seleção Brasileira na categoria Sub-15.

Atualmente, a ACENBI mantém várias categorias e oferece oportunidade para crianças praticarem o beisebol e softbol em seu Centro Esportivo. Esses esportes, populares no Japão e em alguns países, trazem muitos benefícios como outras atividades esportivas.

Na ACENBI, o softbol e o beisebol não são vistos apenas como modalidades de competição, mas também como meios de transmitir às crianças e jovens os princípios para uma formação moral íntegra.

Benefícios: trabalho em equipe, disciplina, respeito, senso de responsabilidade (consciência de direitos e deveres), autoconfiança, solidariedade, saúde, coordenação motora, formação física e técnica para a prática do esporte através de treinamentos.

Categorias

Softbol – atualmente, a ACENBI dispõe de 4 categorias:

T-Bol – até 10 anos
Sub-13 – menores de 13 anos
Sub-15 – menores de 15 anos
Sub-17 – menores de 17 anos

Beisebol – 7 categorias

T-Bol – 5-8 anos
Pré-Infantil – 9-10 anos
Infantil – 11-12 anos
Pré-Junior – 13-14 anos
Junior – 15-16 anos
Juvenil 17-18 anos
Adulto – acima de 18 anos

Todas essas categorias possuem competições oficiais promovidas pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e Federação Paulista de Beisebol e Softbol (CPBS), além de torneios e campeonatos não oficiais promovidos por clubes e associações.

Para que possamos dar continuidade a todo trabalho desenvolvido pelas diretorias passadas, trabalhamos na captação de atletas, principalmente das categorias de base, T-Bol (5 a 8 anos) e Sub-13 (até 12 anos). Os interessados em conhecer o softbol (meninas) e o beisebol (meninos) poderão comparecer ao campo da ACENBI, na rua Chile, 689, aos sábados pela manhã ou ligar para Claudio (99811-8668) ou Haruo (99826-8654).

(Colaboração: Claudio Asano)

 Clique aqui para salvar a página em PDF