ACENBI

Atividades Culturais

Ao mesmo tempo em que se desenvolviam as práticas esportivas, também na parte cultural eram desenvolvidas várias atividades artísticas no palco da sede social.

Cinema e haiku

No período de 1950 a 1960, marcada pela escassez de entretenimento, o departamento de jovens (SEINENKAI) organizava sessões de filmes japoneses, durante as quais os associados traziam suas famílias à sede para o evento como forma de diversão. Havia também o grupo de HAIKU (poesia japonesa), que iniciou suas atividades em meados de 1950. Mas à medida que se reduzia o número de idosos da primeira geração, o grupo ia diminuindo. Em 1980, infelizmente o grupo acabou por se extinguir.

Teatro, dança, música, oratória

Na Escola de Língua Japonesa, eram tradicionais os eventos GAKUGEIKAI (exibição de teatro, dança, música etc.) e Concurso de Oratória. Os professores, pais de alunos e a diretoria da ACENBI responsável pela administração da escola formavam três eixos unidos e empenhados em prol da escola. Todo ano os alunos participavam de diversos concursos em São Paulo. Como atividades extracurriculares, desenvolviam práticas esportivas como beisebol infantil e práticas recreativas ao ar livre, objetivando a formação humana através de práticas coletivas e convivência mútua. Esta filosofia permanece até hoje.

Ikebana, culinária e dança

O Departamento das Senhoras (FUJINKAI), além de cursos de Ikebana (arranjos florais), culinária e organização de bazares beneficentes, também organizava pequenos grupos de dança japonesa, nos quais treinavam com freqüência, apresentando-se em ENGUEKAI (festivais artísticos).

Banda e karaokê

Por volta de 1965, por iniciativa de Yoshiro Hayashi, formou-se uma banda chamada New Star. Era raro, dentro da colônia japonesa, ocorrer a formação de um conjunto musical. Através do acompanhamento musical, eram realizados diversos Concursos de Cantores amadores.

Já em 1980, a banda foi substituída por músicas karaokê. O Karaokê era realizado por várias cidades, havendo interação entre as colônias. No dia 3 de agosto de 1997, foi realizado em Indaiatuba o “13º Concurso de Karaokê da Regional Norte de São Paulo”, com mais de 200 candidatos.

ACENBI

A ACENBI (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) foi fundada em 1947. É uma associação sem fins lucrativos, voltada para a preservação e divulgação da cultura japonesa na cidade de Indaiatuba (SP) e região, 

Sede Social


Rua Humaitá, 1710 
 Vila Vitória
Indaiatuba-SP
CEP 13339-140

Centro Esportivo

Secretaria
R. Chile, 689 – Jd. Moacyr Arruda
Indaiatuba.SP CEP 13338-130
Whatsapp (19) 993234629
Tel: (19) 3834-2584

 Clique aqui para salvar a página em PDF
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support