ACENBI

Seinen-Bu

Com os pés no presente e de olhos no futuro

O Seinen-bu (departamento de jovens) da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) tem como objetivo o aprendizado, e para isso existe a preocupação de integrar seus membros e aproveitar a oportunidade de adquirir novos conhecimentos que serão levados tanto para a vida profissional quanto pessoal. O seinenkai permite que todos os envolvidos tenham a chance de assumir responsabilidades e aprender com os mais experientes, que se preocupam em preparar novos líderes para assumir as diretorias seguintes, pois sabem que muitas vezes o aprendizado não é fácil.

O grupo está sempre aberto a novos integrantes, sejam eles descendentes de japoneses ou não, desde que haja o interesse e o desejo de dar seguimento a cultura japonesa. No Seinen-bu são desenvolvidas habilidades de coletividade e solidariedade, que resultam em uma forte união dos colaboradores, criando grandes laços de amizade. Esporte, cultura e diversão também fazem parte da rotina de atividades do departamento. Muitos integrantes participam ou já participaram de outras atividades na associação, tais como beisebol, softbol, taiko, tênis ou aulas de língua japonesa.

O conhecimento e o aprendizado ao lidar com pessoas de diferentes ideologias e personalidades trazem um grande enriquecimento pessoal. Os integrantes do departamento têm a oportunidade de acompanhar de perto as decisões tomadas pela diretoria do Nipo e aprender com elas, se espelhar nos acertos e tentar encontrar alternativas para os desacertos, sempre com respeito e agradecimento por tudo o que a diretoria se preocupa e preza.

Na atual conjuntura, uma das mais difíceis lições é aprender a se relacionar com as pessoas. Sobre isso, o seinenkai é uma grande escola, é onde se pode errar e aprender a ter humildade e pedir desculpas, onde se pode passar por diferentes cargos de uma estrutura administrativa, e onde se desenvolve habilidades de comunicação, expressão e relacionamento. Basta que se tenha vontade e iniciativa perante aos compromissos do departamento e da Acenbi.

Com os olhos no futuro, o departamento visa manter a diretoria organizada para adequar as necessidades da associação com a realidade dos jovens, sem esquecer os princípios da cultura japonesa. Procura-se atrair e motivar o maior número de pessoas para manter sempre a união e a solidariedade do grupo para que todos os projetos realizados pelo seinenkai obtenham sucesso e conquistem respeito dentro da associação.

Com a consciência de que o futuro da Acenbi está no departamento, todos os eventos são considerados como uma forma de perpetuação da cultura, e o seinenkai colabora em todos, independente se o evento pertence a outro departamento, ou se é promovido pela associação como um todo.

O departamento vislumbra uma associação cada vez melhor, que atenda todas as necessidades de seus associados, seja no campo esportivo, cultural, ou com uma escola modelo de língua japonesa, através de uma organização versátil, responsável e dinâmica.

Como em qualquer área da vida, o seinenkai também enfrenta dificuldades. Um dos fatores de desvinculo do departamento é a vida acadêmica, e mais tarde a vida profissional. Sem desmerecer a importância dos estudos, outros aspectos da vida também interferem no desempenho profissional do jovem.

A construção do caráter é feita através da união de todas as experiências pelas quais a pessoa passou, desde acadêmicas até a construção de relações interpessoais, que requerem responsabilidade e liderança. Às vezes, a falta de credibilidade do seinenkai, por parte de outros departamentos ou diretoria, por lidarem com jovens, resulta em conflitos ou desmotivação, porém, a credibilidade pode ser adquirida com o tempo, com esforço e dedicação. É através do trabalho demonstrado nos eventos que se conquista o voto de confiança.

A concorrência pela atenção dos jovens já é bastante complicada em uma realidade quase virtual, onde muitos se encontram e conversam em programas de chat pela internet, quase como uma substituição de uma vida social real. Existe uma falta de interesse por parte dos jovens por não darem a devida importância aos valores que são transmitidos pela associação.

Por isso o incentivo dos pais é essencial, mas o que acontece é que cada vez eles estão menos presentes no estímulo do filho(a) a participar do seinenkai. Mesmo com todas as intempéries, o grupo tenta se manter motivado, realizando confraternizações, intercâmbios, excursões e churrascos para compensar o esforço e o trabalho, além de comemorar o sucesso dos eventos.

Eventos promovidos pelo Seinenkai da Acenbi

Shinenkai (jan) – festa de confraternização de começo de ano.

Dia da Pizza (mar) – evento onde os integrantes do seinenkai fazem pizzas préprontas, com venda antecipada. Único evento de arrecadação de verba do departamento.

Dia das Mães (mai) – evento que homenageia as mães da Acenbi. Acontece sempre no sábado que antecede o Dia das Mães.

Atividade Cultural (ago) – evento em que participam vários departamentos da associação com apresentações culturais, mas a organização é de responsabilidade do seinenkai.

• Excursão (set) – em geral se escolhe um feriado no segundo semestre para uma viagem feita entre os integrantes do seinenkai.

Intercâmbio (out) – evento/churrasco onde são convidados seinenkais de outras cidades para troca de experiências e fazer novas amizades.

Bonenkai (nov) – festa de confraternização de encerramento de ano.

ACENBI

A ACENBI (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) foi fundada em 1947. É uma associação sem fins lucrativos, voltada para a preservação e divulgação da cultura japonesa na cidade de Indaiatuba (SP) e região, 

Sede Social


Rua Humaitá, 1710 
 Vila Vitória
Indaiatuba-SP
CEP 13339-140

Centro Esportivo

Secretaria
R. Chile, 689 – Jd. Moacyr Arruda
Indaiatuba.SP CEP 13338-130
Whatsapp (19) 993234629
Tel: (19) 3834-2584

 Clique aqui para salvar a página em PDF
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support