ACENBI

Wagaku

A cultura japonesa incorpora diversos instrumentos musicais, muitos deles de origem milenar. O Departamento de Wagaku da ACENBI mantém em sua programação cursos e treinamentos de Taiko, tendo planos para incorporar futuramente diversos outros instrumentos.

Com o intuito de fortalecer os laços de amizade entre Brasil e Japão, a JICA (Japan International Cooperation Agency) de São Paulo, através da Associação de Taiko do Japão, trouxe um professor para difundir e divulgar a arte de tocar Taiko nas diversas associações nipônicas do estado de São Paulo.

A ACENBI, ciente de que a arte do Taiko seria um poderoso instrumento para união dos jovens e para divulgação dos valores importantes da cultura japonesa — como determinação, disciplina, concentração, respeito às tradições, participou deste intercâmbio. Assim, no início do segundo semestre de 2002, foi criado o grupo Ryuu Taiko Dojo.

Nesta época, na ACENBI havia apenas um tambor grande e um pequeno, que eram usados somente em alguns eventos, geralmente para fazer acompanhamento e dar ritmo às melodias da tradicional dança de Bon Odori.

Em março de 2005 foi criado o mais novo departamento da ACENBI. Com objetivo de reunir o Taiko e demais instrumentos, como o fue e shamisen, foi oficializado como “Departamento de Wagaku”.

A origem do Taiko

Originário do continente asiático, o Taiko passou a fazer parte da cultura japonesa há 2 mil anos. É difícil especificar qual a sua origem, se na China, na Coréia ou até mesmo na Índia, mas o fato é que a paixão pelo instrumento só se desenvolveu mesmo no Japão, onde ganhou as características pelas quais é conhecido.

Inicialmente feito de cerâmica e de couro de veado, era usado em cerimônias religiosas. Mas com o passar dos séculos o Taiko passou a ser esculpido de um único tronco de árvore, sem emenda. Com a forma de um barril, afinado ligeiramente nas extremidades e coberto por couro de vaca, emite um som grave de longo alcance. Nas últimas três décadas, o Taiko sofreu recriações, existindo atualmente vários tipos e tamanhos. Além do belo visual, alguns permitem que o instrumento seja afinado.

Habitados por um “deus”

Ao longo do período de guerras que o Japão atravessou, há 600 anos, o Taiko foi muito usado para enviar mensagens. Ao som do Taiko, os inimigos eram intimados, por isso muitos acreditavam que esses tambores eram habitados por um “deus” que alertava e protegia a população dos males. Isso ocorria porque o espírito da árvore utilizada como matéria-prima e os espíritos de quem o confeccionava e o de quem o tocava também se incorporavam ao instrumento. Depois deste período, o Taiko passou a ser usado também em artes marciais, para anunciar acontecimentos importantes, como alerta contra intempéries da natureza, como sirene, como toque de advertência e muitas outras finalidades.

No século passado, com o uso do Taiko pelos agricultores para espantar os insetos e pássaros dos arrozais, iniciou-se o uso do mesmo nas danças folclóricas, principalmente em agradecimentos ao Pai Divino, pela farta colheita

ACENBI

A ACENBI (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) foi fundada em 1947. É uma associação sem fins lucrativos, voltada para a preservação e divulgação da cultura japonesa na cidade de Indaiatuba (SP) e região, 

Sede Social


Rua Humaitá, 1710 
 Vila Vitória
Indaiatuba-SP
CEP 13339-140

Centro Esportivo

Secretaria
R. Chile, 689 – Jd. Moacyr Arruda
Indaiatuba.SP CEP 13338-130
Whatsapp (19) 993234629
Tel: (19) 3834-2584

 Clique aqui para salvar a página em PDF
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support