ACENBI

Beisebol e Softbol

Assim como o ensino da língua japonesa (Nitigo Gakko), o beisebol sempre esteve ligado às atividades da ACENBI.

Seu início, foi num modesto campinho aberto, no terreno onde hoje está construído a sede social da ACENBI – ao lado havia somente mato e eucaliptos. Os mais saudosos ainda lembram que muitas vezes tinham que procurar a bola que caía no meio do matagal.

Orgulho

Mas tudo começou a tomar forma quando, em 1953, o famoso jogador Maruyama, vindo de Presidente Prudente, liderou a primeira equipe de beisebol adulto de Indaiatuba. Com isso, cada vez mais pessoas foram atraídas para os treinos e a cultura do esporte.

Alguns anos depois, com o aumento de pessoas praticando o esporte, começaram a surgir times internos dentro da própria ACENBI – e de tempo em tempo promoviam jogos entre si, disputando campeonatos internos.

Logo vieram outras categorias de base, dirigidas pelo Professor Tomio Osako. A categoria de base, conhecida como “Mirim”, passou a ser dirigida pelo departamento do Fukei-Kai, passando por vários professores até que, na gestão do Professor Naruki Yoshihisa, com muito orgulho nos trouxe o primeiro título significativo: o de Campeão Brasileiro de Beisebol Mirim em Cooper Cotia.

Obras do campo

Em 1977, iniciaram-se as obras do campo de Beisebol, com arquibancada e espaço para alimentação. As obras foram concluídas no ano de 1981.

No 40º Aniversário da ACENBI, em 1987, foi realizado um campeonato interclubes para a comemoração do evento. A equipe que representou a cidade e a ACENBI foi a da categoria infantil (11 e 12 anos), que obteve a 2ª colocação do campeonato. A equipe era dirigida pelo Toshiro Takuma. Na equipe de Takuma, destacou-se o jogador Hiromi Nagatome, que mais tarde foi atuar na equipe colegial do Japão, Kagoshima Ditsugyo, sendo o primeiro brasileiro a atuar no campeonato Koochiem.

Primeira diretoria

Neste mesmo ano surgiu oficialmente o Departamento para o Beisebol, composto por:

Diretor: Toshiro Takuma

1º Vice Diretor: Kazuhiro Toyoki

2º Vice Diretor: Tadao Toyama

Secretário: Rikio Takahashi

Tesoureiro: Ryoji Nikkuni

Diretor Técnico: Gunji Matsumoto

Diretor Árbitro: Kazuhiro Toyoki

Diretor Patrimonial: Akito Nagatome

Atualmente o Departamento de Beisebol de Indaiatuba conta com 6 categorias, e como sempre valoriza e investe na qualificação de atletas desde a base, ensinando filosofia e oferecendo saúde. Conta ainda com cerca de 20 atletas na equipe T-Ball, apoiada também pela SESLA (Secretaria de Esporte e Lazer) da Prefeitura Municial de Indaiatuba.

ACENBI

A ACENBI (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) foi fundada em 1947. É uma associação sem fins lucrativos, voltada para a preservação e divulgação da cultura japonesa na cidade de Indaiatuba (SP) e região, 

Sede Social


Rua Humaitá, 1710 
 Vila Vitória
Indaiatuba-SP
CEP 13339-140

Centro Esportivo

Secretaria
R. Chile, 689 – Jd. Moacyr Arruda
Indaiatuba.SP CEP 13338-130
Whatsapp (19) 993234629
Tel: (19) 3834-2584

 Clique aqui para salvar a página em PDF
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support