Nitigo Gakko é o nome da Escola de Língua Japonesa da ACENBI. Departamento que sempre esteve intimamente ligado à evolução da Associação desde seus primórdios. Além de ensinar a língua, o Nitigo Gakko promove diversos eventos com o objetivo de manter a cultura japonesa viva e ativa na mente e nos corações de descendentes e não descendentes. Além disso, faz parte da missão do Nitigo Gakko, ajudar a ACENBI a perpetuar e divulgar tudo sobre esta fabulosa cultura milenar que é a nossa. O espaço oferece cursos e atividades, desde o infantil à módulos especiais voltados para conversação de negócios.

Desde os primórdios, a Escola de Língua Japonesa sempre promoveu os tradicionais eventos, como: GAKUGUEIKAI (exibição de teatros, dança, música, etc.) e Concurso de Oratória. Os professores, pais de alunos e a diretoria da ACENBI responsável pela administração da escola formam os três eixos unidos e empenhados em prol da escola.

Os alunos participam ainda, de diversos Concursos em São Paulo, e como atividades extracurriculares, desenvolviam práticas esportivas como beisebol infantil, e práticas recreativas ao ar livre, objetivando a formação humana através de práticas coletivas e convivência mútua.

A comemoração dos 50 anos, significou também, um marco para proporcionar novos rumos à ACENBI, fundamental para novas reflexões.

Histórico

Em 2002, durante a administração do presidente Sr. Kozo Nomura, deu-se o início da construção do novo prédio da escola Nitigogakko, com recurso angariado ao longo de vários anos e somado a um montante que era administrado pelo Fukeikai (associação de pais e mestres), que teve inicio em 1988, com o então presidente Sr. Fumio Kato que destinou 25% dos recursos arrecadados com a taxa de manutenção da associação ao Nitigogakko, principalmente na melhoria do aprendizado.

A conclusão desta construção ocorreu no final do ano de 2004. Em 2006 foi feita a reforma do prédio do salão social, de modo a possibilitar o uso do mesmo para mais dez anos. Também foi firmada uma parceria com a municipalidade, em que através de projetos elaborados e sancionados pela ACENBI e a Secretaria Municipal de Educação, as professoras do Nitigogakko vem apresentando e divulgando a cultura e a língua japonesa para os alunos da EMEI, que se encontra instalada no piso inferior do novo prédio.

Apesar da pequena carga horária da EMEI e poucas atividades com as nossas professoras, os alunos ao tomarem contato com a língua e a cultura japonesa, seguramente, no futuro serão grandes parceiros da comunidade nikkei, contribuindo para estabelecer elos entre as duas culturas.

Neste processo transitório continuado de gerações, a ACENBI que sempre procurou contribuir com a comunidade local, na pessoa do presidente Sr. Gunji Matsumoto, teve a preocupação de dar continuidade às suas atividades, passando o cargo para o Sr. Ryoji Nikkuni.

Assim deu-se início não apenas a mudança nas instalações do prédio da escola, mas também a adoção de novas estratégias entre as professoras, e também a renovação da diretoria da associação, isto é aumentando o interesse dos jovens para as atividades da associação. Há que se destacar também o desempenho do Sr. Makoto Anbe, professor universitário, da qual trabalhou bastante para solidificar mais as relações entre a Escola de Língua Japonesa com a Secretaria de Educação do município , estreitando mais ainda as relações da associação com a prefeitura local.

Cápsula do Tempo

As primeiras famílias japonesas que vieram à Indaiatuba datam de 1935, desde então, com suas enxadas na mão e muito suor, trabalharam incessantemente na lavoura. E em 07 de setembro de 1947, fundaram uma associação que hoje conhecemos por ACENBI. Assim estamos comemorando neste ano de 2007, os 60 anos de atividades ininterruptas da associação.

É de conhecimento, que no ano que vem, estaremos festejando o Centenário de Imigração Japonesa no Brasil, onde além das comemorações seguem também o momento de reflexão sobre o futuro das entidades nipo-brasileiras. Assim, nós da Escola de Língua Japonesa, conhecida por todos como NITIGOGAKKO, idealizamos e executamos a Cápsula do Tempo para comemorarmos o Sexagésimo Aniversário da ACENBI, das quais, podemos dizer que o NITIGOGAKKO também estaria comemorando os seus 60 anos.

A idéia de transmitir às gerações seguintes mensagens dirigidas a destinatários incertos, data desde a época dos faraós, que deixaram suas mensagens gravadas em pedras fundamentais, e até mesmo já foram enviadas mensagens para o espaço, através da nave Pioner, levando a bordo informações sobre a Terra, na esperança de que possam ser achadas e decifradas por seres extraterrestres, caso existam.

Mas por que a Cápsula será aberta somente em 2047, isto é, daqui a 40 anos? A idéia da Comissão Organizadora dos 60º Aniversário da ACENBI é depositar e encaminhar os sonhos e esperanças à Cápsula do Tempo, para ser aberto quando a ACENBI estaria completando os 100 anos de existência.

Alunos do NITIGOGAKKO, entre 4 a 17 anos, registraram em cartas e mensagens seus atuais sentimentos, sonhos, desejos, aspirações, esperanças e até mesmo preocupações, e depositaram na cápsula confeccionada em metal, de modo que eles próprios possam estar presentes no dia 14 de outubro de 2047, numa segunda-feira, para a abertura da cápsula, quando então contamos com a Comemoração dos 100 anos de atividade da ACENBI.

A cápsula permanecerá intacta sob o solo do Centro Esportivo da Associação, guardando além das cartas e mensagens, fotos e pequenos objetos e lembranças de maneira a preservar para o futuro um retrato do cotidiano do ano de 2007.

Graças à dedicação e empenho incansáveis dos pioneiros e veteranos colonos japoneses, que não mediram esforços para manter viva e ativa a ACENBI, os associados de hoje também se esforçam em preservar a ACENBI, mantendo a língua japonesa, as tradições e os costumes, de modo a divulgar a toda a comunidade nipo-brasileira de Indaiatuba.

Encaminhando os sonhos e esperanças à Cápsula do Tempo

Hoje a ACENBI desempenha as atividades e assume um compromisso com a comunidade, com o objetivo de transmitir de geração a geração o espírito de colaboração, coletividade e principalmente perseverança, herdados de nossos antepassados, e divulgar a cultura japonesa nos diversos segmentos da nossa sociedade e para a geração futura.

Diante de tudo isso, nós do NITIGOGAKKO, esperamos que as mensagens depositadas hoje na Cápsula do Tempo, vençam a batalha do tempo, e transmita todos esses ideais para a as novas gerações.

Nossos sinceros agradecimentos inicialmente aos senhores Nobuaki Toeda, pela confecção da belíssima cápsula e Katsuji Ohori pela medição exata da localização da Cápsula por GPS, e a todos que apoiaram o projeto e nos auxiliaram para a execução da mesma.