A ACENBI (Associação Cultural, Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba), popularmente conhecida como NIPO, é uma entidade sem fins lucrativos voltada à colônia japonesa. Foi fundada em 7 de setembro de 1947, sob a liderança de Teruo Imanishi e outros japoneses aqui residentes na época.

Hoje, a ACENBI comemora 60 anos de uma rica trajetória cultural e de ricos ideais, orgulhando-se dos frutos que colhe através de seus descendentes.

O espírito de amizade e paz, que os primeiros japoneses pregaram ao fundar a associação, perdura até hoje entre seus descendentes, que procuram dar continuidade aos trabalhos iniciados por eles.

Desta ideologia, resultaram em diversos destaques dentro da comunidade nikkei. Por exemplo, na segunda geração (nissei), encontramos médicos, advogados, professores e pessoas qualificadas nas mais diversas áreas sociais.

Também na área política, tivemos um vereador, Kiyoji Imanishi, que posteriormente foi também vice-prefeito, seguido depois por Maçaki Umeda, Hisao Fujiwara, Tadao Toyama, Rikio Takahashi. Tadao Toyama ocupou o cargo de Superintendente de Saneamento (SAAE). Raul Katsuji Imanishi foi Secretário de Planejamento, enquanto Edson Suetake se destacou como Chefe de Planejamento da cidade.

Outros destaques são Edson Minoru Motooka Takahashi, Erica Hayashi e Edson Yoshida, respectivamente Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Secretária Municipal da Cultura e Diretor Municipal de Trânsito.