ACENBI celebra 70 anos de fundação

Presidente Anesio Kimura: preparativos para o jantar em comemoração aos 70 anos de funcação da ACENBI

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) promoveu uma série de atividades no último sábado (dia 16 de dezembro) para festejar seu aniversário de 70 anos de fundação.

A programação começou às 9 horas da manhã com um culto religioso realizado na quadra coberta de gatebol, localizada no Centro Esportivo. Em seguida, os diretores e associados de todas as idades se revezaram no plantio de sete mudas de cerejeiras ao lado do estacionamento e próximo ao campo de beisebol.

No local, foi descerrada uma placa marcando o plantio das cerejeiras em comemoração às sete décadas de fundação da ACENBI.

No período da tarde, foi realizado sede social o moti-tsuki, um tradicional ritual coletivo de preparo do moti (bolinho feito de arroz especial). Mais uma vez, os associados se revezaram para socar o arroz no pilão.

No jantar de confraternização, o presidente Anésio Kimura fez uma explanação sobre a história da ACENBI, as realizações dos departamentos e da Escola de Língua Japonesa, além das principais transformações ocorridas em sua última década. Ele destacou ainda a alteração feita no estatuto para se adequar às exigências da Receita Federal e poder pleitear incentivos por meio do Ministério da Cultura.

Durante a solenidade comemorativa, a ACENBI prestou homenagem especial a seus fundadores, ex-presidentes e idosos.